Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Peter Drucker - o homem que inventou a gestão


Peter Drucker foi o maior nome da administração, economia e gestão. Foi o guru dos gurus.

Vejam esse excelente vídeo.


Peter Drucker - o homem que inventou a gestão




BIOGRAFIA de Peter Drucker

Fonte: http://www.peterdrucker.at/en/bio/bio_start.html

Peter F. Drucker nasceu em Viena, quando a cidade ainda era o centro da monarquia. Ele cresceu em uma casa que era um lugar de encontro de intelectuais, altos funcionários do governo e cientistas, os economistas Schumpeter, Mises e Hayek também foram convidados regulares. No final dos anos vinte Drucker foi para a Alemanha, onde trabalhou como jornalista. 

Ele foi também um ativista político nos círculos conservadores na Alemanha, que no final da República de Weimar, tentou impedir a assensão dos nacional-socialistas. Em 1933, emigrou para a Inglaterra, onde trabalhou no setor bancário e participou nos seminários do lendário Keynes, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, ele se instalou nos EUA.

No início dos anos quarenta, começou sua carreira real: como um consultor para a General Motors e outras grandes corporações, criou as bases da gestão moderna. Nas décadas seguintes, Drucker previu e ajudou a moldar todos os desenvolvimentos importantes de economia e gestão. Hoje, Drucker é considerado em todo o mundo como "decano dos consultores de negócios" e "o homem que inventou a gestão" (The New York Times).

Desde 1930, Peter Drucker escreveu mais de trinta livros que foram traduzidos em quase todos idiomas, o número total de exemplares publicados chegou a seis milhões. Alguns desses livros se tornaram clássicos da literatura de gestão, como The Practice of Management, em que Drucker desenvolveu a "Gestão por Objetivos (MBO), em meados dos anos cinquenta, um conceito de gestão baseado na definição de objetivos e a auto supervisão, que iniciou um romper com o princípio de liderança puramente autoritário na maioria das empresas. O maior sucesso dos livros de Drucker é o executivo eficaz, um manual delgado de 1966, que Newt Gingrich, enquanto servia ao presidente Republicano da Câmara, foi uma leitura obrigatória para todos os x mandatários recem empossados.

Junto com os livros sobre questões de gestão, Drucker publicou também uma série de obras em que ele lidou com a evolução geral da sociedade. Já no final dos anos cinqüenta, em Landmarks of Tomorrow, Drucker falava de uma "sociedade pós-moderna." Uma década mais tarde, em A Idade da Descontinuidade, ele previu a substituição do trabalho industrial com "trabalho do conhecimento". E na Sociedade Pós-Capitalista, sua última grande obra de teoria social de 1993, ele descreveu um desenvolvimento que não iria acabar com o capital, mas com o conhecimento que constitui a base da sociedade.

Parte do sucesso dos livros de Drucker e palestras é devido ao seu tratamento de economia e gestão no contexto mais amplo das ciências humanas e sua constante ligação com os dados econômicos e fatos de referências na história, filosofia, literatura e arte. Marshall McLuhan foi o primeiro a apontar que o plano de fundo para o seu e universal abordagem interdisciplinar encontrava-se em Viena, onde Drucker nasceu em 19 novembro de 1909.

Peter Drucker morreu em 12 de Novembro de 2005 com 95 anos de idade

Veja: http://www.albertoclaro.pro.br/noticia.asp?codigo=863&COD_MENU=80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM