Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Gestão de Custos com Fretes. Como proteger as empresas contra enormes perdas?



Gestão de Custos com Fretes. Como proteger as empresas contra enormes perdas?


A contratação de fretes podem levar as empresas a grandes perdas por dois motivos principais:

- O primeiro e mais difícil de medir é por um nível de serviço insatisfatório que se manifesta através de atrasos nas entregas, desvios de mercadorias e outras más práticas comuns nessa área.
- O segundo é pelo custo alto e muitas vezes com cobranças maiores do que o que devido.

Nessa área muitas empresas fazem um controle precário e ao perceber isso algumas empresas fornecedoras de fretes podem cobrar algo além do devido.

As empresas devem conferir as cobranças e tal conferência deve ocorrer a 4 mãos, sendo a área financeira a última palavra. Em muitas empresas o gestor da Expedição ou área de Compras acabam aprovando os pagamentos, o que muitas vezes ocorre sem uma verificação eficaz da veracidade das cobranças.

O acompanhamentos de indicadores de desempenho relacionados a fretes é fundamental e aseguir indico alguns indicadores:

- Custo por tonelada ( ou outra unidade ) entregue por região e por total do negócio.
- Custo como porcentagem das vendas líquidas
- Nível de entregas com reclamação do cliente por transportadora
- Número em porcentagem de entregas ocorridas no prazo por transportadora

É fundamental que a seleção das transportadoras tenha critério técnico e que a área de compras seja envolvida. Auditorias periódicas são requeridas.

Um importante fator diz respeito ao seguro dos fretes. Muitas vezes o custo considerado pelas transportadoras é muito alto e uma contratação direta pode ajudar.

Empresas precisam tomar cuidado com fornecedores cativos nessa área. Negociatas são bem comuns e normas rígidas precisam seguidas.

É importante que os fretes estejam remunerados nos preços de venda, e uma tabela de preços sem e com frete é recomendável.

Especial cuidado deve ser tomado com empresas de outros estados que querem retirar produtos. Muitas vezes trata-se de tentativa de golpe fiscal que pode trazer contingências fiscais para as empresas. Não raro áreas comerciais costumam pressionar para favorecer empresas nesses casos.

Muitas outras particularidades podem ocorrer na área de frete que de uma forma ou outra acabam gerando custos, desvios e más práticas. Por isso, muito cuidado deve ser tomado. Não raro alguns grupos nas empresas montam esquemas e tiram proveito de forma antiética. Por isso, todo cuidado é pouco. Profissionais experientes e sérios são requeridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM