Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 31 de março de 2021

Demonstrativos Contábeis Estratégicos - Introdução

Estou trabalhando numa nova abordagem sobre os monótonos estáticos e dados passados constantes nos Demonstrativos Contábeis e Financeiros. Lógico que vem ocorrendo uma evolução na contabilidade e os demonstrativos contábeis precisam seguir uma serie de normas e procedimentos próprios. Apesar disso, os dois principais demonstrativos, demonstrativo de resultados do exercício (DRE ) e Balanço Patrimonial não oferecem visão estratégica sobre o status dos grupos e contas contábeis.

Até que o balanço patrimonial fica bonitinho, principalmente os das grandes corporações que são acompanhados com notas explicativas, são comparados com período anterior e são comentados nos relatórios padronizados dos auditores.

A evolução da contabilidade é notória e hoje as normas contábeis ( CPCs ) coloca o país no caminho da harmonização com o mundo que pratica uma boa contabilidade,  fazendo com que a nossa normatização contábil seja uma das melhores do mundo. Pena que não possamos falar o mesmo do profissional contábil brasileiro.

Informações preciosas podem ser extraídas do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de resultado. Mas será que podemos melhorar os demonstrativos contábeis a ponto de chamá-los de Demonstrativos Contábeis Estratégicos?

A resposta para a pergunta acima é sim. E na próxima postagem darei a receita de como preparar Demonstrativos Contábeis Estratégicos e transformá-los em instrumentos de gestão e planejamento estratégicos das empresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM