Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Gestão, Liderança e Ética - atributos do verdadeiro LÍDER




Gestão, Liderança e Ética - Atributos do Verdadeiro Líder

Introdução

A gestão, liderança e ética são atributos fundamentais para os verdadeiros líderes. Embora existam muitos livros e artigos sobre esses temas, a maioria os aborda de forma compreensiva, não percebendo a interdependência entre eles. Este artigo tem como objetivo destacar a importância dessas três habilidades em conjunto e demonstrar como líderes que possuem são mais preparados para gerenciar seus negócios. Além disso, serão apresentados exemplos de gestores que não possuem essas habilidades e as consequências disso para suas equipes e organizações.


Capacidade de gestão

A capacidade de gestão é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo do tempo. Depende de fatores como experiência profissional, formação escolar, leitura e pesquisa constantes, interação com outros profissionais, participação em cursos, eventos e seminários. Segundo Drucker (2008), “a gestão é a arte de fazer as coisas certas” e requer um aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças e avanços no campo da gestão.

Competência para Liderar

A competência para liderar é uma habilidade que também pode ser desenvolvida, embora em proporção inferior à capacidade de gestão. Embora algumas características pessoais possam influenciar essa habilidade, muitos aspectos relacionados à liderança podem ser aprendidos e aprimorados. Goleman (2004) destaca que a inteligência emocional exercer um papel fundamental na liderança eficaz, e habilidades como empatia, motivação e habilidades de comunicação podem ser adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo.


Comportamento Ético

O comportamento ético é um atributo essencial para os verdadeiros líderes. A ética está profundamente ligada ao caráter de cada indivíduo e sua capacidade de tomar decisões morais e justas. Embora as empresas possam fornecer treinamentos, códigos de conduta e estimativas, a ética está intrinsecamente relacionada aos valores e ao caráter de cada pessoa. Como ressalta Treviño (2010), “a ética é uma escolha individual baseada em valores pessoais e responsabilidade moral”.

Consequências da Falta dessas Habilidades

Muitos gestores em exercício estão despreparados para a liderança devido à falta de desenvolvimento adequado em gestão, liderança e ética. Quando um gestor não possui habilidades de liderança, sua equipe pode se comportar como uma "nau sem rumo". A falta de trabalho em equipe pode levar à baixa produtividade e perda no grupo.

Por outro lado, se um gestor não possui comportamento ético, podem ocorrer desvios de conduta, corrupção e outros problemas éticos. Infelizmente, há muitos exemplos de gestores que exercem liderança e gestão antiética em diferentes contextos, como na política, na contravenção e até mesmo nas empresas.

A importância da Integração das Habilidades

É evidente que a falta de uma ou mais dessas habilidades pode levar a problemas multiplicados e criar um ambiente caótico nas organizações. No entanto, quando essas habilidades estão presentes, mesmo que parcialmente, há o perfil mínimo para praticar uma liderança focada no grupo de colaboradores e no alcance das metas organizacionais.

Conclusão

A gestão, liderança e ética são atributos inseparáveis ​​do verdadeiro líder. Enquanto a capacidade de gestão pode ser desenvolvida e aprimorada, a competência para liderar e o comportamento ético também são essenciais para uma liderança eficaz. A integração dessas habilidades é fundamental para o sucesso do líder e para o bom funcionamento das organizações. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento dessas habilidades e garantir que os gestores recebam treinamentos treinados, acompanhamento e coaching para se tornarem líderes completos e éticos.

Referências:

Drucker, PF (2008). A Prática da Gestão. Harper Negócios.

Goleman, D. (2004). Inteligência Emocional. Objetiva.

Treviño, LK, & Nelson, KA (2010). Gerenciando a Ética nos Negócios: Conversa Direta Sobre Como Fazer Certo. Wiley.









 

Um comentário:

  1. Oi.
    Gostei muito do seu blog,parabéns.
    Sabia que agora tem um "Portal" só de blogs de qualidade,assim como o seu?
    Isso mesmo,é o "Portal Teia",que divulga todo tipo de blog,não só os grandes.
    Passa lá e pede uma divulgação,é grátis rápido e não precisa cadastro.
    Até mais

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM