Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 13 de março de 2022

TIPOS DE PESSOAS QUE DEVEM SER EVITADOS NAS EMPRESAS, segundo Kotter

Destaco a seguir uma interessante abordagem de Kotter com relação certos tipos de pessoas que devem ser evitados nas empresas.


John Kotter no livro Leading Change recomenda que sejam mantidos fora da equipe  3 tipos de pessoas

TIPOS DE PESSOAS QUE DEVEM SER EVITADOS NAS EMPRESAS, segundo Kotter




 1-      Pessoas com o ego grande. O ego grande, segundo Kotter, enche a sala, deixando pouco ou nenhum espaço para outra pessoa participar ou contribuir. As pessoas com ego grande nem sempre entendem suas próprias limitações e como estas podem ser complementadas pelos pontos fortes dos outros.

2-     Cascavéis. Kotter descreve uma “cascavel” como o tipo de pessoa que secretamente envenena relacionamentos entre os membros de uma equipe. Uma cascavel é especialista em contar a Maria algo sobre Roberto, e depois conta a Roberto algo sobre Maria, envenenando, desta forma o relacionamento entre ambos.




3-      Participantes relutantes. Essas são as pessoas que não tem nem tempo nem entusiasmo para dar energia à equipe. Cuidado ao incluir essas pessoas na sua equipe. No entanto, mantê-las distantes pode ser difícil uma vez que os participantes relutantes podem ter a experiência ou o poder organizacional que você precisa.


John F. Kotter, Leading Change ( Boston Harvard Business School Press, 1996), 59-61


O pior é que na prática, em muitas empresas esses perfis não só não são evitados, como chegam atingir níveis elevados. Conheço um certo Diretor, dono da verdade cujo monólogo nas suas reuniões intermináveis produzem momentos de tortura, humilhação e frustração.







#blogdoprofessorari
#kotter

3 comentários:

  1. Estas pessoas são reais e participam no dia a dia de nosso trabalho. Minha duvida é que estes papaeis não são fixos, em algum momento todos da equipe podem passar por eles.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um super ego como chefe, totalmente incompetente e provoca atrito entre os funcionários produtivos, é claro que estou incluída nesse rol. Um dia conversando com uma amiga no trabalho (é amiga mesmo) que também recebe alfinetadas ele me disse: 'a gente cansa ele com a nossa paciência'. Desde esse dia, percebi que a paciência é a chave para aturar um chefe super ego burro. Sucesso

    ResponderExcluir
  3. é bem por aí prof.
    pessoas dessa índole são para sentir pena e ignorá-las do mundo corporativo.
    certamente torcem pelo jacaré do filme do Tarzan!

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM