sábado, 23 de março de 2013

O PAPEL DO CONTROLLER




IMPERDÍVEL : Coletânea de postagens sobre LIDERANÇA - CLIQUE AQUI para acessar


Palestras sobre Controladoria, Liderança, Gestão, Ética, Melhores Práticas. 
Consulte ==> Palestras 
 

As necessidades da Controladoria são dinâmicas e acompanham o seu tempo. Alguns professores mantêm suas aulas por décadas. É preciso acompanhar a evolução e necessidade. Algumas abordagens são clássicas e o que foi falado a há 20 ou 30 anos ainda é válido. Já outras, se desatualizam e requerem novas abordagens.

Este Blog tem muitas publicações. Clique na barra ao lado e procure por seguidores. Seja um seguidor do blog e se utilize do material aqui disponível.

Muitos acham que um Controller é apenas a figura de um contador que virou gerente. Mas a figura do Controller precisa ser bem entendida. Ele desempenha função essencial nas empresas, sua ausência ou como muito frequentemente acontece, pode levar empresas ao descontrole e ao sofrimento de problemas graves. 

Ocupar uma função de Controller é um dos cargos mais elevados que um profissional de contabilidade ou de outra formação pode chegar. Mas essa função traz muitas responsabilidades e exige muita preparação, postura e capacidade para liderar.

Abaixo destaco alguns parágrafos nas publicações de outras postagens neste e em outros Blogs.

" O Controller é o profissional que gerencia uma serie de atividades chave na empresa e monitora ativos e entrega demonstrativos financeiros. Fator chave diz respeito a alta necessidade de ser o Controller preparado para exercer uma interação ampla com os vários departamentos da empresa. Por outro lado o Controller tem um fundamental papel de coordenar uma equipe capacitada e preparada para fazer face às modernas atribuições da função contábil. Resumidamente, podemos destacar que o papel do Controller tem se expandido de um Contador voltado para atribuições básicas, para um profissional voltado para gerenciamento com habilidades interpessoais que o qualifica a interagir com outros departamentos, bem como gerenciar atividades de um crescente e bem preparado grupo de colaboradores. Desta forma o papel do moderno Controller requer pelo menos muita experiência em gerenciamento e amplo conhecimento contábil.

O Campo coberto pela Controladoria e tão vasto que nenhuma definição breve pode dar uma idéia da real natureza da função da mesma. As obrigações do Controller podem variar de empresa para empresa de acordo com as atribuições que lhe são delegadas. O tamanho da empresa pode influenciar sobremaneira nas funções atribuídas ao Controller, em empresa menores o Controller muitas vezes é responsável por área como auditoria e informática. Desta forma, por exemplo: enquanto em uma certa empresa o Controller pode responder pela área de Planejamento Tributária e Auditoria, em outra empresa tais áreas podem subordinarem-se diretamente ao Diretor Financeiro.

O Controller e seu staff desempenham um amplo papel com relação à orientação sobre aspectos éticos na
empresa. Freqüentemente o Controller é consultado sobre os resultados alcançados principalmente no curto prazo. O Controller também normalmente é chamado a participar no planejamento de resultado da empresa, ou ainda o Controller interage durante o processo de apuração de resultado mensal. Dependendo da atuação do Controller podemos ter a ocorrência de problema de ordem ética. De certa forma é normal o Controller procurar influenciar positivamente os resultados da empresa, mas essa influência deve ocorrer mediante a observância dos procedimentos vigentes. "




Ter uma Controladoria competente e atuante é vital para qualquer empresa mesmo que essa área não tenha o nome de Controladoria. Temos assistido muitas empresas fracassarem por falharem nas análises e controles necessários, o que muitas vezes resultam em decisões inadequadas. Por outro lado, o Controller deve estar voltado para o futuro participando ativamente do planejamento estratégico e tático da empresa, todavia sem descuidar do dia a dia da empresa, medindo sistematicamente o desempenho alcançado e comparando com os resultado planejados, e no caso de desvios importantes, deve o Controller recomendar e alertar de maneira formal a respeito das medidas corretivas cabíveis.

A questão é como a Controladoria deve se posicionar com relação a: 1- planejamento estratégico e tático da empresa; 2- medição sistemática do desempenho alcançado com relação aos resultados planejados; 3- recomendar e alertar de maneira formal a respeito das medidas corretivas cabíveis. Na realidade a forma como o Controller atua sobre esses pontos é que define uma grande parte da competência desse profissional.

Email arilopes@folha.com.br.

Conheça mais sobre meu trabalho no site http://apremiumconsultoria.com.br






Postar um comentário